No dia em que Qualificou sua tese para a banca examinadora do seu curso de Doutorado em Administração, na Universidade Metodista de Piracicaba, Laudicério fez questão de se apresentar vestindo seu fardamento da Policia Militar de Mato Grosso. “Encarei aquilo como uma vitória não uma vitória pessoal, mas uma vitória para toda a categoria que eu represento”, diz com orgulho.
A Associação de Cabos e Soldados da Policia Militar e Bombeiro Militar de Mato Grosso passou a contar, neste ano de 2015, com um associado que é um exemplo de superação. Trata-se do Cabo PM Laudicério Aguiar Machado que tem sabido se destacar, no cenário profissional da Policia Militar e também no cenário universitário, devido à sua apaixonada dedicação aos estudos.
Aos 36 anos de idade, o Policial Militar Laudicério já alinha no seu currículo os títulos de Professor graduado em Administração, Especialista em Docência do Ensino Superior, Mestre em Administração, Doutorando em Administração e graduando no Curso de Direito.
Filho de família humilde, Laudicério conta que teve que encarar toda a sorte de dificuldades para tornar realidade o desejo de sua mãe, dona Maria Aparecida Machado, que dizia que seu maior sonho “era ter um filho doutor”.
O Cabo conta com orgulho: “Eu tenho cinco irmãos, meu pai trabalhava como motorista. Minha mãe fazia salgados e nós vendíamos pra ajudar. Mas sempre tive esse desejo de buscar o conhecimento”. Sem vacilar um momento sequer, Laudicério já chegou bem longe, se destacando hoje entre os intelectuais reconhecidos que atuam na PM de Mato Grosso.
Depois de tudo que já conquistou, ele continua estudando uma média de 13 horas, todos os dias, muitas vezes avançando pela madrugada. “O conhecimento é a maior riqueza que podemos conquistar e minha vitórias foram resultado, certamente, dessa aplicação.” Na adolescência, foi aluno da Escola Técnica, atual Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a falta de recursos não o intimidou, na hora de fazer o curso superior.
Como não tinha condições de pagar as mensalidades do curso de Administração, com Habilitação em Hospitalar em que se matriculou, à noite, na Faculdade de Cuiabá (FAUC), Laudicério recorreu a uma inteligente estratégia para cobrir os custos do estudo. Como a FAUC dava desconto de 10% para o aluno que indicasse outro aluno, Laudicério passou a ir de bicicleta até o Palácio do Governo, no Centro Político Administrativo, onde oferecia o curso de graduação para todos os servidores que ia encontrando. “Consegui 43 novas matrículas para a FAUC, no começo, tendo pago então dois anos e meio de mensalidade com esses novos alunos que conquistei. O resto dos semestres, paguei dessa mesma forma. Foi neste período da graduação, que entrei para a Polícia Militar, onde me encontro até hoje”,
Depois de concluir o curso de Administração, Laudicério Aguiar fez ainda duas especializações, uma em Docência do Ensino Superior e outra em Auditoria no Sistema de Saúde. Como não havia Mestrado em Administração nas faculdades de Mato Grosso, Laudicério teve que enfrentar uma nova maratona, candidatando-se e conseguindo uma vaga no Mestrado da Universidade Metodista, na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo.
Como ganhava R$ 900 reais líquidos (por questões de empréstimos pessoais) como soldado da PM-MT, na épocca, e a mensalidade do mestrado era de R$ 1.280, teve que complementar o salário trabalhando como garçom, nos dias em que estava em Cuiabá, e se acomodando nos alojamentos da PM, nos dois dias que tinha que frequentar as aulas na cidade paulista. “Pra ir lá pra São Paulo, eu pegava carona na beira da estrada, ajudado por amigos que trabalhavam em transportadoras e ia de caminhão. Também tive ajuda de amigos e também passei a orientar pesquisas de outros estudantes para garantir uma renda extra”. Ou seja, Laudicério, para realizar seu sonho de vencer pelos estudos, encarou uma pedreira, sem se intimidar.
Antes mesmo de terminar de pagar as mensalidades do Mestrado, concluído em 2011, o militar cuiabano foi aprovado para fazer Doutorado na mesma universidade ao qual se concluirá no início de 2016. Após prestar um concurso da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Laudicério conseguiu uma bolsa parcial PROSUP modalidade II para cobrir todas as mensalidades do doutorado. “Hoje eu tenho condições de ir a São Paulo com meu salário. Sempre tive muito apoio da Polícia Militar para prosseguir com minha formação, e atualmente eu moro mais lá em Piracicaba do que aqui, em Cuiabá, já que sou bolsista também.” Desde que iniciou seus estudos na universidade, sempre procurou direcioná-los para o enfrentamento dos problemas de saúde vividos pelos Agentes de Segurança Pública. Tanto que o tema do seu Mestrado, que já virou livro, trata de “O papel do administrador hospitalar na segurança pública”. Ele tem a expectativa de um dia poder contribuir para que o atendimento à saude de PMs e Bombeiros, em Mato Grosso, tenha um nível de excelência.
Quando fala de sua trajetória, Laudicério sorri muito e mostra que é um homem e um profissional perfeitamente realizado. “O exemplo que gostaria de deixar é que qualquer profissional, em qualquer área, tem a oportunidade de estudar e se capacitar melhor para enfrentar a vida. Hoje, na PM de Mato Grosso, já existem vários profissionais se destacando nos bancos das universidades”, comemora ele.