O 2º Tenente do Quadro de Oficiais Administrativo (CHOA) da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso-PMMT Anderson Przybyszewski Silva é aprovado no Doutorado da UFMT, por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – PPGSC-UFMT, TURMA 2020.
Silva é Mestre em Antropologia Social pela UFMT e desenvolveu sua pesquisa de mestrado sobre o tema (A (re)construção de uma identidade. Uma perspectiva antropológica sobre a formação inicial de soldados na Policia Militar do Estado de Mato Grosso). Além de ser graduado em Direito e Licenciatura em Matemática.
O 2º Tenente Silva se emociona ao falar que a decisão em fazer o doutorado em Saúde Coletiva sobre o tema “suicídio”, se deu após ao longo de sua carreira policial perder vários amigos para essa doença silenciosa, como exemplo cita a Subtenente Márcia Cristina Motta que era de sua turma de formação de Soldado e Sargento e foi encontrada morta em seu apartamento no Bairro Parque das Nações no início de 2019.
"Eu ingressei na PMMT no ano de 1998, como Aluno Soldado PM, hoje tenho 21 anos de carreira militar, já trabalhei na área operacional (10º BPM), Divisão de Justiça e Disciplina do 1º CR em Cuiabá, Assessoria Jurídica da PMMT, Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa (Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da PMMT). Atualmente estou na Unidade Preventiva Rede Cidadã, onde fui lotado ao concluir o Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos, aguardando o retorno para o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da PMMT, principalmente após o resultado da aprovação do Doutorado, onde sei que lá irei conseguir dedicar-me para que o trabalho saia com excelência e possa então contribuir para a minha Polícia Militar refletindo em um policial saudável para a sociedade ao qual também faço parte." – Afirma Silva.
As aulas do Doutorado em saúde coletiva, acontecerão no início de 2020 com duração de até quatro anos.
Matéria: Dr. Laudicério Machado